Mundo Visto Daqui Interactivo (versão alfa)

Sobre o Mundo Visto Daqui Interactivo

O Mundo Visto Daqui Interactivo é uma ferramenta interactiva que permite visualizar e explorar as ligações entre personalidades mencionadas nas notícias num intervalo de tempo definido pelo utilizador. No centro da rede aparece uma personalidade em destaque e à sua volta outras personalidades referidas nas mesmas notícias. Quanto mais vezes uma determinada pessoa for protagonista de notícias, maior é o tamanho do círculo que a representa nesta rede. Quanto mais notícias referirem simultaneamente duas personalidades, mais forte é a sua ligação e mais espessa a respectiva linha que as une na rede.

O Mundo visto Daqui Interactivo permite ao utilizador colocar no cento da rede qualquer outra personalidade através de um simples click no respectivo circulo ou através de uma pesquisa pelo seu nome. O utilizador poderá também seleccionar a ligação entre as duas personalidades para ver os títulos das noticias em que esse par de personalidades é mencionado, e a partir daí navegar para essas notícias. Adicionalmente, poderá controlar o intervalo de tempo ao qual diz respeito a rede, bem como número de ligações visíveis da rede, já que poderão ser incluídas apenas as ligações mais significativas (- ligações) ou também as ligações menos significativas (+ ligações).

Nota: O Mundo Visto Daqui Interactivo está optimizado para ser usado nos browsers Chrome 19, Sarafi 5, Internet Explorer 9 e, com limitações ao nível da performance, o Firefox 4.

Créditos

O Mundo Visto Daqui Interactivo é um projecto que resulta da colaboração de equipas de investigação e desenvolvimento da Universidade do Porto (FEUP e LIACC), SAPO Labs UP e do SAPO Notícias, no âmbito do projeto de investigação REACTION (UTA-Est/MAI/0006/2009) em jornalismo computacional. O projeto é financiado pelo Labs Sapo e pela FCT, através do programa UTAustin-Portugal. O Mundo Visto Daqui Interactivo foi desenvolvido por Jorge Teixeira (Sapo UP, Extracção de Informação de Notícias), José Pedro Paixão (Bolseiro Sapo Labs UP, Extracção de Informação de Notícias), Nuno Baldaia (Bolseiro REACTION/FEUP, Visualização Interactiva) e Bruno Tavares (Bolseiro Sapo Labs Picoas, Layout Web). A coordenação do projecto esteve a cargo de Eduarda Mendes Rodrigues (FEUP) e de Luís Sarmento (SAPO Labs).

Sapo Labs Feup UTAPortugal